Você já chegou em uma loja de antiguidades ou brechó e ficou na dúvida em como classificar aquela peça que te prendeu a atenção? Ou então chamou de uma coisa, mas era outra e isso acabou te confundindo? Pois bem, estamos aqui para explicar de maneira bem prática e sucinta sobre essa questão do vintage, antique e retrô.
Esses conceitos são frequentemente usados para descrever peças, estilos ou tendências que remetem a épocas passadas. A razão pela qual muitas pessoas confundem estes termos deve-se ao que eles têm em comum. Embora essas expressões sejam frequentemente usadas de forma parecida, têm significados distintos.
Continue a leitura e entenda como diferenciá-los de forma simples e prática.
Vintage
O termo vintage significa objetos ou roupas que são da mesma época em que foram produzidos originalmente, geralmente entre 20 e 100 anos atrás. Ao contrário dos antiques, os itens vintage não precisam necessariamente ser extremamente antigos. O vintage também pode ser aplicado a itens produzidos para se assemelhar a estilos de épocas passadas. Esses itens são frequentemente associados a estilos de moda, design de interiores, carros, vinis e outros objetos colecionáveis que são representativos de uma época específica.
Apesar da relação muito próxima com design, moda e estilo de vida, a palavra inglesa vintage, na verdade, significa boas colheitas de vinho. A origem vem de “vint”, que significa safra de uvas, e “age”, que significa idade.
Moda Vintage
A popularidade do estilo vintage tem várias razões, uma delas é a nostalgia que essas peças trazem. Muitas pessoas são atraídas pela qualidade e atenção aos detalhes encontrados em roupas antigas, além da sensação única de usar algo com história. Além disso, a moda vintage também é uma forma de expressão individual, permitindo que as pessoas se destaquem da moda atual e criem um estilo único e retrô.
Essas peças podem ser adquiridas basicamente de duas formas: herdando da própria família ou visitando antiquários, garimpos e lojas especializadas nesse estilo.
Antique
Antique, também conhecido como antiguidade, é tudo que se refere às peças que tenham pelo menos 100 anos de existência, ou seja, a cada ano um objeto pode receber o título centenário e se tornar uma antiguidade. Geralmente são itens únicos e colecionáveis, apreciados por sua autenticidade e valor histórico.
Moda Antique
A Europa ditava as tendências da moda na época. Essa era ficou conhecida como Belle Époque, período que iniciou por volta de 1871 e durou até a Primeira Guerra Mundial, em 1914. O uso frequente de brincos stud, colares longos e brincos de pérolas, como sinônimo de luxo, marcaram historicamente o período antique.
Retrô
O termo retrô refere-se a algo que é inspirado em estilos, moda ou design do passado, tanto pelo vintage quanto pelo antique. Produtos retrôs são projetados para trazer uma sensação de nostalgia, imitando ou recriando elementos estilísticos populares em épocas passadas. O retrô é caracterizado por uma estética “antiga”, mas é uma criação moderna que tenta recriar ou capturar a aparência de uma época específica.
A palavra retrô consiste na forma reduzida do termo “retrocesso”, fazendo alusão a ideia daquilo que ficou para trás, em oposição ao processo ou futuro. A cultura retrô abrange um enorme leque de variações, que vão desde o vestuário aos estilos musicais.
Moda Retrô
A moda retrô permite que as pessoas capturem o charme e a estética de décadas passadas enquanto incorporam elementos contemporâneos. É uma forma de se expressar através do estilo pessoal, combinando influências do passado com as tendências atuais.
Orit e a prática secondhand
Um dos nossos pilares como marca e empresa é a sustentabilidade que está direta e intimamente ligada à prática secondhand; essa ideia é baseada na reutilização e prolongamento da vida útil de artigos de luxo.
Em vez de descartar itens vintages, antiques e retrôs que já não são mais utilizados, nós compramos e vendemos essas peças para podermos fazer a moda e a economia circular. Isso reduz a necessidade de produzir novos artigos, minimizando o consumo de recursos naturais, energia e água, bem como a geração de resíduos.
Muito consolidado nos EUA e Europa, sabemos que o mercado secondhand no Brasil veio para ficar e queremos ser a alternativa pessoal, simples e segura no mercado de joias e relógios de luxo usados.
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