Estética dispensa extravagância, defendendo um visual mais atenuado e minimalista
O conceito de luxo tem gerado um certo questionamento nas pessoas há alguns, fazendo com que muitos pensem que o significado estava perdido. A era das “It Girls” colaborou muito para isso. Marcada por celebridades usando peças extravagantes, com logotipos gigantes de marcas caríssimas, a tendência era ostentar, tanto nas roupas quanto nos acessórios. No entanto, a sociedade mudou desde a pandemia de Covid-19 e, desde então, uma nova estética vem ganhando força: o Quiet Luxury (luxo silencioso, em tradução livre).
Com a mudança comportamental de consumo, que trouxe uma consciência mais sustentável na moda nos últimos tempos, o Quiet Luxury preza pela discrição e ausência de logotipos, defendendo um visual mais atenuado e minimalista, mas destacando peças de alta qualidade, sem alardes.
“Existe um ar de conservadorismo, contenção e estilo anti-exibição liderado por marcas como The Row, Chloé, Khaite, Ferragamo, Fendi, Chanel e Saint Laurent – todas apresentando um estilo muito mais laissez-faire, clássico” afirmou Harriet Quick, editora colaboradora da Vogue britânica, em recente entrevista.
No universo das joias, a tendência também está em alta e, usando a cultura pop como exemplo, a aclamada série Succession, da HBO, é a verdadeira tradução do Quiet Luxury. Focada em torno da vida de uma família americana que briga entre si para controlar o império construído pelo patriarca, as peças usadas pelos personagens são referência em elegância.
Joias de marcas renomadas, porém discretas, aliadas a um guarda-roupa cápsula, ambos dão o tom de um estilo que facilmente pode servir de inspiração, até mesmo para quem não possui as mesmas contas bancárias das protagonistas.
“Ao que tudo indica, o Quiet Luxury é uma tendência que veio para ficar. Isso não somente demonstra a mudança de consciência coletiva sobre o sustentável e durável, como sobre o que realmente significa ser luxuoso. A moda, nos últimos tempos, tem repelido a ostentação e abraçado o ‘minimalismo chique’ e isso também se estende às joias”, diz Giovanna Landi, gerente de produtos da Orit, marca especializada em joias e relógios secondhand.